quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Ligações métalicas e propriedades dos metais



ligações metalicas

As ligações metálicas diferentemente das iônicas e covalentes, não têm representação eletrônica e sua representação estrutural depende de um conhecimento mais profundo dos retículos cristalinos. Os metais, em geral são representados por seus símbolos, sem indicação da quantidade de átomos envolvidos, que é muito grande e indeterminada.

propriedades dos metais:

Nos retículos cristalinos dos metais, cada átomo está circundado por 8 ou 12 outros átomos, isto é, apresentam elevado número de coordenação. Como o conjunto é formado por átomos do mesmo elemento, as atrações são iguais em todas as direções.

Uma lamina, barra ou fio de cobre é constituído por inúmero cátions* de cobre cercados por um "mar" de elétrons, sendo o agregado representado apenas por Cu, que é o símbolo do elemento e assim sucessivamente.
Além disso os metais apresentam certas propriedades tais como a capacidade de se transformar em fios, chamada de ductibilidade , a capacidade de se transformar em lâminas, maleabilidade.

5 comentários:

gambioq disse...

Olá galerinha,
o blog ficou bom, mas vcs deviam ter citado mais algumas propriedades dos metais como:brilho,condutibilidade elétrica etc.
Faltou a geometria molecular: Linear, angular, trigonais, tetraédricas, etc...
A nota do blog e do estudo dirigido será postado sexta-feira(05.12.2008). ProfªMarcia

Unknown disse...

Achei bem criativo...
Faltou algumas coisas...Mais o que realmente é importante é que saiba a assunto e que tenha aprendido...
Paula

sarah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sarah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
gambioq disse...

Blog= 2,2
Estudo dirigido = 1,3